segunda-feira, 4 de março de 2013

Bakunin, um agente britânico?

A afirmação foi feita no último episódio da série de documentários de Daniel Estulin, que é exibida na versão em castelhano do canal internacional de notícias RT.
E, dada a importância desta mesma afirmação, decidi cortar e republicar aqui o trecho com a parte em que este menciona tal facto(?).



Que o Marx era um agente britânico, era algo do qual eu já sabia... E para o qual já tinha deixado as dicas aqui, aqui e aqui. (E também algo que, pelo menos para mim - apesar de inicialmente surpreendente - pelas razões que enuncio nas hiperligações anteriores, faz todo o sentido.)
Mas, realmente... Do que já tinha folheado dos livros e monografias do Dr. John Coleman, que tenho andado a acumular, já tinha visto referências ao Anarquismo na mesma linha do Marxismo, em que este autor apresenta a promoção destas duas ideologias como acções desestabilizadoras, por parte da sociedade dos Illuminati, com o objectivo de subverter o modelo de sociedade nacionalista que havia, numa maneira que convinha a quem liderava (e lidera) o movimento da NOM - pessoas essas, que o Daniel Estulin descreve como "sinarquistas".
Mas, no que toca ao Anarquismo, sempre pensei que se tratasse de uma má interpretação, por parte do Dr. Coleman (que, aproveito para dizer que, apesar da sua visão da espécie humana que roça o racismo e da sua crença religiosa cristã, é, para mim, tão credível quanto o Daniel Estulin) da verdadeira natureza da ideologia anarquista...
Mas, ter agora o Estulin a nomear especificamente o Mikhail Bakunin, é que foi algo que verdadeiramente me surpreendeu... Ainda que fosse - do que já pude, um pouco, ler do Dr. Coleman - uma possibilidade para a qual já tinha aberto a minha mente - a qual, aproveito também para dizer, estará sempre aberta a qualquer Verdade que seja, desde que esta o seja, realmente, e vá esta dar onde for...
(Mas, ora aqui está algo sobre o qual terei ainda muito de me informar e que, definitivamente, me fará pensar mesmo muito nos próximos tempos... Pois, terei então de saber se o Bakunin seria, de facto, um agente - e se isto não se tratará de uma interpretação abusiva dos factos - e se, a ser um agente, este o era consciente ou inconscientemente, em toda esta conspiração... Assim como, se (consequentemente) a vertente socialista do Anarquismo que este defendia, enquanto ideologia, surgiu, tal como o Comunismo, por vontade da NOM, ou se foi apenas algo do qual este último movimento se aproveitou, subverteu e usou, segundo lhe conveio...)
Sei, por exemplo, que o Webster Tarpley, quando diz também que o Marx era um agente britânico, fala em "tese". Mas, tal como se pode entender nas dicas que deixo no início deste texto, pelo menos para mim (que já estou relativamente bem informado sobre a componente comunista) no caso do Marx, isto é algo que é imensamente sugerido pelos factos históricos que são bem conhecidos e que são factos confirmados. Mas, quanto aos conhecidos pensadores anarquistas, ainda não vi nada que o sugerisse fortemente...
Se bem que, por outro lado, e falando no caso específico do Bakunin, também sei que ele faz, num dos seus livros, uma estranha referência a Satã como "o eterno revoltado, o primeiro livre- -pensador e o emancipador dos mundos! Ele faz o homem se envergonhar de sua ignorância e de sua obediência bestiais; ele o emancipa, imprime em sua fronte a marca da liberdade e da humanidade, levando-o a desobedecer e a provar do fruto da ciência", sei que ele era um defensor da violência em actos revolucionários (algo com o qual eu não concordo, sendo eu apenas defensor da autodefesa, quando se atinja uma maioria de população que esta alternativa queira seguir - alinhando-me eu mais, nesse aspecto, com o mais conhecido anarquista de todos, ainda que tal escritor não se assumisse como tal) e sei também que uma das coisas que ele fez foi andar por vários países a instigar revoltas, no decorrer da chamada "Primavera dos Povos" - por trás da qual (sabem hoje as pessoas bem informadas) esteve o Império Britânico. (Leiam Webster Tarpley.)

Mas, se Bakunin foi um agente britânico... Então e o Kropotkin, já agora? Que terminou os seus dias em solo britânico, foi lá bem acolhido e que escrevia até para uma das mais importantes publicações do poder estabelecido nesse país? Mudou ele apenas de liderança real e era também ele um agente da coroa britânica?!... E o Nestor Makhno?... Que se dizia anarquista, mas não se comportava como tal, liderou um exército que lutava a favor dos bolcheviques (e cujo modo de actuar faz lembrar os corsários e as supostamente independentes milícias paramilitares latino- -americanas, que servem para fazer os "trabalhos sujos" e esconder/negar a autoria governamental dos mesmos) e que, quando chegou a altura destes seus "aliados" exterminarem tal organização menos obediente, foi um dos muito poucos que escapou a tal purga?... Parece que há aqui mais coisas para as quais se pode olhar de modo suspeito(!)...

É preciso, no entanto, ter em conta que, ainda que isto seja verdade, tal não desvaloriza, necessariamente, o Anarquismo, em si - ou faz desta ideologia uma alternativa inválida. Pois, não foi esta ideologia criada apenas por Mikhail Bakunin, nem foi sequer ele o primeiro a apelidar-se como "anarquista". E não digo isto apenas por me considerar ainda anarquista, mas por - depois de já me ter deparado, antes de ter visto este documentário, com algumas afirmações do Dr. Coleman a dizer algo no mesmo sentido - ser isto algo sobre o qual já reflecti anteriormente e não ver numa alternativa de sociedade anarquista - que funcione séria a verdadeiramente como tal (com as devidas excepções, onde este ideal não possa ser implementado) - algo que seja benéfico, de algum modo, para o poder (agora já bem) estabelecido - muito pelo contrário. Pois, ainda que esta seja aplicada apenas em parte (no mesmo sentido em que foi criado o Marxismo) não vejo, mais uma vez, nisso algo que beneficie o poder estabelecido, visto que a síntese que vejo que daí resultaria, seria então uma sociedade "minarquista", tal como defendem os chamados "libertários" norte-americanos - os quais são até dos maiores opositores a este projecto da NOM.
Pelo que diz o Estulin neste trecho - e a ser verdade(?) o que ele diz - o que entendo é que o Anarquismo, tal como era defendido por Bakunin, tenha sido então inventado como uma mera fachada, para nunca ser verdadeiramente aplicada(?), a qual era usada por este e outras pessoas controladas pelo Império Britânico - que eram, na verdade, niilistas e - que queriam apenas desestabilizar os países onde instigavam revoltas(?). Mas, nesse caso, já não é então de Anarquismo que estamos a falar - mas sim de niilismo...
Por outras palavras, entendo que o Anarquismo que defendia Bakunin tenha sido então criado com a mera intenção de subverter a ordem nacionalista que, na altura, existia e como uma alternativa que seria apenas temporaria e parcialmente criada, para depois ser "corrigida" pela alternativa final pretendida por quem lidera o movimento da NOM. (E que seria, numa das etapas - e já o é, nos dias de hoje - o tal superestado europeu defendido pelo, também mencionado pelo Estulin e conhecido amigo de Bakunin, Mazzini, que também já eu sabia, através do Dr. Coleman, que fazia parte de toda esta conspiração.)
Mas, caso tenha sido, de facto, este o objectivo com que foi criado o tipo específico de Anarquismo que era defendido por Bakunin, tal como disse anteriormente para o caso do Anarquismo, na sua forma genérica, isso não faz - para mim, pelo menos - desse modelo específico uma alternativa inválida, nem quer sequer, necessariamente, dizer que não seja este uma (muito) boa ideia...
(Ainda que possa ter sido, então, originalmente criado com o mero objectivo de subverter, e destruir por dentro, os diferentes Estados-Nação existentes, no decorrer da guerra, que já dura há séculos, entre este tipo de organizações e as forças sinarquistas e internacionalistas da NOM.)
Enfim... Enquanto não souber mais nada sobre isto, só posso especular. E, como não tenho eu acesso a fontes dentro dos vários serviços secretos ocidentais, nem tempo ou dinheiro para passar literalmente anos de volta do arquivo histórico do Museu Britânico e outras grandes bibliotecas - tal como têm e fazem o Dr. John Coleman e o Daniel Estulin - para saber e tentar perceber o que se passou naquela altura, terei de aguardar até saber de mais coisas da parte destes.
(Enviei até uma mensagem ao Estulin, a pedir para ele, um dia, elaborar mais sobre o assunto, num dos seus trabalhos, e, dado que ele quer claramente contar tudo o que sabe sobre isto, estou esperançoso que um dia ele o possa explicar melhor.)
De qualquer modo, quanto a tirar - dentro do possível e antes de tal ocorrer - as dúvidas que agora se levantam sobre tudo isto, isso será algo que, da minha parte, só irei tentar fazer quando terminar a série de colocações que ainda quero fazer neste blogue e terminar também - pelo menos, no que toca à controlada - a minha presença na blogosfera.

("Viva a Anarquia"?)

3 comentários:

  1. (Uma mensagem que enviei, há 2 dias atrás, para a lista portuguesa do conjunto de listas de correio electrónico anarquistas "A-Infos" - que, há 10 anos atrás, republicava até textos da minha co-autoria, sem que eu os tivesse sequer enviado para lá - e que a pessoa responsável por ela, aparentemente, se recusou a publicar...)



    >>> [Título da mensagem: "Bakunin, um agente britânico - diz o conceituado autor Daniel Estulin"]

    ------ Início da mensagem -----------------------


    [Espero que esta mensagem - que elaborei, por achar ser de muito interesse avisar as pessoas disto - não seja imediatamente censurada, pelo simples facto de que vai contra aquela que é tida, por muitos, como a "versão oficial" de um facto histórico, em particular. Mas que seja antes encarada com interesse, entre quem quer manter um saudável debate entre quem se diz anarquista, e que seja também esta informação objecto de estudo e análise para, ou ser refutada, ou ser confirmada, pelas mencionadas pessoas. Assim como, espero que o objectivo de todos, em tal processo, seja sempre o de tentar chegar à Verdade, vá ela dar onde for...]


    A afirmação foi feita no último episódio de uma série de documentários, que tem sido exibida na versão em castelhano do canal internacional de notícias RT (Russia Today). Um canal russo que emite em várias línguas e que, para quem não sabe, rivaliza e ultrapassa até, em termos de audiências, a própria CNN. E podem ouvir essa mesma declaração,

    (1) no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=rHXp4dmQOM0
    (2) ou, na página oficial do canal: http://actualidad.rt.com/programas/desde_la_sombra/view/87597-desde-la-sombra-e19


    Sobre o mencionado autor, posso dizer que é apenas um dos mais conceituados investigadores actualmente vivos, autor de best-sellers mundiais, e que foi até já alvo de censura em Portugal. Podem saber mais sobre quem ele é, aqui: http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=10579


    E penso que mais nada vale a pena estar aqui a dizer sobre isto, pois este é um assunto para ser antes estudado, debatido e analisado - e não nesta lista de correio, na qual apenas considero próprio estar a retransmitir esta informação.


    Alguns acrescentos sobre esta história, assim como algumas considerações pessoais minhas (que ando há já 10 anos a pesquisar sobre este tipo de assuntos) poderão ser lidas na próxima colocação que irei fazer no meu blogue - o qual, não irei publicitar, mas que posso dizer que é fácil de encontrar na rede.

    Sobre mim próprio (e, para que ninguém pense que sou algum agente de desinformação) quem, no início da década passada, lia esta lista de correio, talvez reconheça este meu pseudónimo. Mas, para aqueles que não tiverem incluídos neste grupo, posso dizer que sou alguém que, apesar de não ter mais contacto com outras pessoas que se assumem como seguidoras da mesma ideologia genérica que eu (e também apesar do que agora oiço) se continua a considerar um anarquista colectivista e que, ao mesmo tempo, por andar há já muito tempo a pesquisar sobre esta temática, alguém para o qual o que é dito, seja algo de desagradável de ouvir ou não, não soa como uma absurdidade... Sendo, portanto, isto, algo sobre o qual ainda não sei o que pensar...


    Saudações libertárias,

    Fernando Negro


    ------ Fim da mensagem -----------------------

    ResponderEliminar
  2. Para quem ainda venha aqui parar e tenha dificuldade em ver o trecho em causa, que eu publiquei no início da colocação,

    Ele corresponde ao 1m e 39s após a seguinte marca

    http://www.youtube.com/watch?v=rHXp4dmQOM0#t=17m30s

    do episódio 19, intitulado "Historia de una traición", da série de documentários de Daniel Estulin, "Desde la sombra".

    (http://actualidad.rt.com/programas/desde_la_sombra/view/87597-desde-la-sombra-e19)

    ResponderEliminar
  3. E, depois de mais um acto de censura num sítio português, eis que, em grande contraste, me foi proporcionada, num sítio do estado espanhol, uma discussão civilizada sobre o assunto:

    http://www.alasbarricadas.org/forums/viewtopic.php?f=19&t=57505

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.